Bovespa opera em queda nesta segunda
Bolsa acompanha mau humor do mercado financeiro internacional.Bolsas da Europa também operam em baixa.
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa no início da tarde desta segunda-feira (22). Às 12h48, o Ibovespa (índice que mede o desempenho das principais ações da bolsa), recuava 0,66%, com 60.489 pontos.
A bolsa acompanha o mau humor no mercado financeiro internacional, que se arrasta desde o final da semana passada.
O mau humor nos mercados globais se intensificou na sexta-feira, quando a Caterpillar , maior fabricante mundial de equipamentos de construção e mineração, alertou para os efeitos negativos da crise imobiliária sobre a economia norte-americana. A fala deixou o mercado preocupado com uma possível recessão, e derrubou as bolsas de valores em Nova York no final da semana. Nesta segunda-feira, os índices futuros em Wall Street indicavam que o mercado abriria novamente em queda. "A fase crítica (da recente crise de crédito no exterior), o olho do furacão, já passou. Mas ele fez estrago. E a gente está contabilizando, conhecendo agora, o real estrago", disse Marcos Forgione, analista da Hencorp Commcor Corretora, em referência aos relatórios trimestrais de empresas norte-americanas. A alta do dólar, inclusive, provoca dúvidas quanto à atuação do Banco Central. Para Forgione, a autoridade monetária pode interromper as atuações diárias recentes e deixar de comprar dólares no mercado.
"É difícil saber, mas acho que se (o mercado se) estressar demais ele não tem porque entrar. O BC não está entrando no mercado à vista para conter a queda do dólar", comentou Forgione. O BC, porém, já promoveu leilões de compra de dólares em dias de forte turbulência, como em 26 de julho, quando a moeda norte-americana disparou mais de 3% em meio ao agravamento da crise de crédito nos mercados globais.
As Bolsas européias registravam fortes quedas. As Bolsas da Ásia sofreram nesta segunda-feira a conseqüência do retrocesso de sexta-feira em Wall Street, o que aumentou o nervosismo nos mercados, enquanto o euro voltou a bater recorde em relação ao dólar, com uma cotação de US$ 1,4347. Tóquio fechou em queda de 2,24%, Xangai de 2,59% e Hong Kong de 3,7%. Seul perdeu 3,37% e Taipé 2,61%. Sydney registrou baixa de 1,92% e Manila de 3,98%.
(Com informações da Reuters e da AFP)
initZoom('mudaFonte');
Nenhum comentário:
Postar um comentário